segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Sobre a decisão do Sr. Issamu Aono.


Sr. Issamu Aono. .



A decisão de produzir vídeos sobre o caso Isabella Nardoni.
Esta é a razão pela qual resolvi tomar a iniciativa de produzir uma série de vídeos sobre este caso, segundo o meu ponto de vista como cidadão comum, pois não sou perito ou tenho qualquer especialidade em criminalística.

Inicialmente quando surgiram as primeiras noticias sobre o caso, não dei tanta importância, pois era mais um dentre tantos acontecimentos. Mas a medida que o caso foi tomando proporções maiores, fiquei interessado, assim como todos os brasileiros. E desde o início, eu achava que o casal Nardoni não tinha participação na morte da menina, simplesmente porque não havia nenhum motivo que justificasse tal atitude por parte deles.

Não era essa a opinião dos colegas de trabalho. Todos estavam convencidos de que o a madrasta tinha assassinado a menina, contando com a ajuda do pai dela. Eu era o único que contrariava a opinião geral. Por momentos, minha convicção na inocência deles ficou abalada quando se noticiou que encontraram manchas de sangue no carro e no apartamento. Fique um tanto decepcionado.

Mas quando vi a entrevista deles no Fantástico, eu me convenci de que eram inocentes, apesar da Rede Globo ter contatado uns psicólogos que analisaram a entrevista e concluíram que havia falsidade na atitude deles. Isso certamente mudou a impressão favorável que eles causaram. Todo o esforço do casal foi inutilizado pelas conclusões estes profissionais. Mas estas conclusões deles não me afetaram.

O que me chamou a atenção era de que o casal estava unido. Se Anna Jatobá tivesse induzido seu marido a ajudá-la no crime contra Isabella, ele jamais estaria ao lado dela, pois era do conhecimento de que existia um amor muito grande entre pai e filha. Era um sentimento recíproco. Se assim fosse, Alexandre passaria a evitar Anna Jatobá. Sentiria asco, nojo, por quem o teria induzido a matar sua própria filha. Analisei as imagens das manchas do sangue no carro e no apartamento, e imediatamente vi coisas que não batiam com a versão da policia. A lógica demonstrada pelas imagens contradizia totalmente a versão policial.

Controvérsias sobre os acontecimentos:
Além disso, muitas controvérsias foram surgindo, tanto nos depoimentos das testemunhas, nas imagens do carro e do apartamento, no depoimento do casal, e no próprio inquérito policial, neste sim, deu para notar muitas que contradiziam até mesmo depoimentos das testemunhas do prédio onde residiu o casal Nardoni.

Entre as questões que ficaram pendentes, sem explicações e intrigantes, pode-se citar o fato de não se encontrar sequer partículas de sangue, tanto nas roupas de Alexandre Nardoni e Anna Jatobá. Afinal, conforme a versão da polícia, Alexandre carregou a menina ferida desde o carro na garagem, subiu pelo elevador até o apartamento na sala, e de lá a carregou novamente até o quarto dos meninos, subindo na cama deles para jogá-la pela janela.

Se houve vários pingos de sangue no apartamento, como se explica não encontrar sequer um pingo no trajeto do carro até o elevador, dentro do elevador, do elevador até o apartamento? Como se explica Alexandre ter tanto cuidado em não deixar pingar nenhum sangue nesse trajeto, e ser tão descuidado em deixar cair pingos de sangue com profusão dentro do apartamento? Tem lógica isso?

Provas justificáveis:
Com a referencia a provas apresentadas contra o casal Nardoni, elas são plenamente justificáveis, como as marcas do chinelo de Alexandre encontradas no lençol da cama dos meninos, e das marcas da tela da janela em sua camiseta. Conforme relatou Anna Jatobá, Alexandre ao ver o buraco na tela da janela do quarto dos meninos, subiu na cama com Pietro no colo e pôs a cabeça para fora para poder ver lá embaixo sua filha estendida na grama do jardim. E quando se vê a foto do quarto dos meninos, isso se comprova, pois a cama acha-se encostada na janela, e a única forma de chegar até ela é subindo na cama.

O fator fundamental da condenação do casal Nardoni:
Foram às ligações atribuídas a Anna Jatobá, feitas ao seu sogro e ao seu pai, no momento em que o síndico ligava pedindo socorro. Numa análise mais aprofundada da natureza destas ligações, nota-se vários aspectos estranhos, que serão estudadas nos vídeos da série “A busca da verdadeira justiça na linha do tempo no caso Isabella Nardoni”, que serão expostas neste canal.

Relatórios sobre o caso Isabella Nardoni:
Tomei a iniciativa na época em que repercutia o caso após o crime de Isabella e prisão do casal Nardoni de escrever um relatório sobre o assunto, expondo todos os meus pontos de vista em relação ao caso. Foi um relatório extenso, de 38 páginas, em que eu expunha todas as questões pendentes e a explicação para elas, e para todos os pontos intrigantes, inclusive a natureza das ligações que condenaram o casal Nardoni. Enviei este relatório para várias autoridades como juízes que participaram do caso, mas pelo jeito não deram a menor importância, ou não chegou até eles. Afinal, dificilmente daria crédito ao trabalho de alguém não habilitado, sem autoridade no assunto, um simples cidadão comum.

Produção de vídeos para o Youtube:
Foi então que tive a idéia de transformar este relatório em vídeos e expor no Youtube. Isso foi na época do julgamento do casal Nardoni, ocasião em que foram condenados pelo júri popular no tribunal. E desde então venho trabalhando na confecção desses vídeos. É uma tarefa bem trabalhosa, considerando que é a primeira vez que trabalho na elaboração de vídeos dessa natureza, além das minhas limitações, tanto intelectual como técnicas, como lidar com programas específicos, e principalmente da apresentação nos comentários, pois comunicação é a minha deficiência.

Houve necessidade de levar certo tempo na capacitação de lidar com os programas, e treinamento na comunicação. Também na organização dos temas deste caso para o formato em apresentação em vídeos. Tive que organizar em vários episódios, levando em consideração o tempo limitado de cada vídeo. Como eu trabalho, também tinha a limitação de tempo disponível. Este tempo era após o trabalho, á noite em casa, e nos fins de semana e alguns feriados.

A divisão da série de vídeos:
Os vídeos desta série, “A busca da verdadeira justiça na linha do tempo no caso Isabella Nardoni, dividida em três partes - a primeira parte, “A verdadeira face dos Nardoni”, é composta de 13 vídeos, a seguir”:

Parte I- A Verdadeira Face dos Nardonis
-Episódio01-Introdução e Histórico do Caso Isabella Nardoni
-Episódio02- Questionamentos que ficaram sem repostas
-Episódio03- Vídeos reais que revelam a personalidade dos Nardoni
-Episódio04-O último recurso do casal Nardoni
-Episódio05-O verdadeiro perfil dos Nardoni
- Parte 1- O perfil que montaram sobre os Nardoni
- Parte 2- O verdadeiro perfil dos Nardoni
-Episódio06-Cartas que revelam amor e desabafo dos Nardoni
-Episódio07-Imagens Reais X Imagens Produzidas
-Episódio08-A omissão de Alexandre em chamar o resgate
-Episódio09-As três vezes que Alexandre brigou
-Episódio10-O dia que Isabella dobrou as famílias Nardoni e Oliveira
-Episódio11-O último desejo de Isabella
-Episódio12-A justiça humana é falha
-Episódio13-As questões cruciais que serão analisadas na Linha do Tempo

Nota:
Pode ser que eu altere alguns títulos, mas o número de vídeos desta primeira parte da série permanece o mesmo. Ao término desta primeira série de vídeos, “A verdadeira face dos Nardoni”, do tema “A busca da verdadeira justiça na Linha do Tempo no caso Isabella Nardoni” a seguir, trabalharei na segunda parte, que é “Os acontecimentos dentro da Linha do Tempo”, composto de aproximadamente de uns 16 vídeos, onde conforme o título diz, todos os acontecimentos, com seus respectivos tempos, serão analisados dentro da linha do tempo.

Posteriormente, a terceira parte desta série, “A farsa do inquérito policial no caso Isabella Nardoni”, esclarece todas as questões pendentes, e portanto, bastantes polêmicas, também serão compostas de vários vídeos. A quarta parte, denominada “A dinâmica do crime” tratará de como os acontecimentos ocorreram efetivamente naquela noite, e serão esclarecidas de vez as manchas de sangue no carro e no apartamento, bem como o esclarecimento definitivo dos telefonemas que levaram à condenação do casal Nardoni.

Há ainda uma série final, que será quinta parte, “Nos rastros do assassino de Isabella Nardoni”, cujos vídeos esclarecerão os motivos que levaram à morte da menina. Como se vê, tem muito, muito mesmo trabalho pela frente. Isso que eu fiz até agora é somente o começo.

Previsão da publicação no Youtube:
Quando comecei a trabalhar nos vídeos, na ocasião em que o julgamento dos Nardoni estava em curso, em março deste ano (2010), não tinha noção de quando poderia exatamente publicar no youtube. Achava que não ia demorar muito, mas á medida que fui me aprofundando nos trabalhos, a coisa foi ficando cada vez mais complexa, e acreditei que em julho, quando tirei um mês de férias só para me dedicar a este trabalho, poderia ter alguns vídeos prontos.

Enganei-me totalmente. Sequer consegui produzir algum vídeo. Ainda estava em fase de treinamento e organização dos vídeos. Foi somente em agosto que tive condições de produzir os primeiros vídeos. Com muito custo, resolvendo todas as dificuldades que apareceram, conseguir terminar a primeira série, que denominei “A verdadeira face dos Nardoni” composta de 13 episódios, somente no mês de Outubro deste ano. Percebi, no entanto, conforme a minha evolução nas apresentações, ao término desta série, que os primeiros vídeos não ficaram bons, principalmente nas narrações. A tensão e insegurança eram evidentes.