quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ciência Forense - Exame de DNA III

Estruturalmente falando, os ácidos nucléicos ADN e ARN são enormes polímeros constituídos por nucleotídeos. Estes, por sua vez, possuem uma estrutura comum: um açúcar, um grupo fosfato e uma base nitrogenada, conforme podemos ver no esquema da estrutura de um nucleotídeo [adaptado de FARAH, 1997]. No ADN, o qual para o presente artigo tem maior importância, os nucleotídeos são formados por um açúcar (desoxirribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada, que pode ser uma purina (Adenina e Guanina) ou uma pirimidina (Timina e Citosina) (). NH2 N N N N H N guanina O H3C NH O NH N H N adenina NH2 N H timina O NH2 HO N O OH O HO P OH grupo fosfato O N H citosina O OH desoxirribose Os componentes estruturais dos nucleotídeos do ADN.

A informação genética do ADN está na forma de um código químico'.Este nada mais é que a ordem dos nucleotídeos. Ele guia a junção de aminoácidos específicos em uma proteína. Estas, por sua vez, têm um papel crítico na constituição, manutenção e catálise nas células. CHEMELLO, E. Ciência Forense: exame de ADN Nosso organismo sem enzimas simplesmente não funcionaria.

Um exemplo que podemos utilizar para evidenciar a importância das proteínas é o da doença conhecida como Fenilcetonúria. Esta é uma patologia de origem genética, na qual o organismo não é capaz de produzir uma determinada enzima que catalisa o metabolismo de um determinado aminoácido: a fenilalanina. O fenilcetonúrico possui uma mutação em um gene2 no cromossomo 12. Este chamado de PAH contém instruções para sintetizar a enzima PAH, conhecida também por fenilalanina hidroxilase. Sem ela, há acúmulo de fenilalanina no organismo, podendo, em casos extremos, levar o indivíduo à morte.

Por isto, o portador da doença deve ter uma alimentação altamente regrada. Para os conjuntos de genes e proteínas de um organismo dá-se o nome de genoma e proteoma, respectivamente. Estes termos aparecem com grande freqüência na mídia, pois conhecer os genes e as proteínas que compõem um organismo permite o desenvolvimento de métodos novos para o diagnóstico de doenças e também de novas terapias para seu tratamento.

É possível escrever' o código presente na molécula estável de ADN pela combinação de quatro nucleotídeos (A, T, G, C) em uma seqüência particular. Estes, combinados em uma ordem específica, característica para cada indivíduo, promovem a forma helicoidal da molécula de ADN, estrutura conhecida como dupla hélice (veja ).

Estrutura conhecida como dupla hélice' do ADN evidenciando seus componentes estruturais. Na figura, temos os grupos fosfatos representados pela letra P' e as bases nitrogenadas Citosina, Adenina, Guanina e Timina pelas letras C, A, G e T, respectivamente. O açúcar é representado pelo pentág pentágono lilás. [fonte: ENGER et al, 2005].