segunda-feira, 8 de março de 2010

Os segredo do Caso Guaratuba


Na foto ao lado, Beatriz e Celina Abagge,
vítimas de tortura, sequestro e prisão.


Nesta edição trazemos aos nossos leitores uma reportagem especial, verdadeiro jornalismo investigativo, sobre os bastidores do Caso Guaratuba.

Nos últimos anos diversos casos chegaram ao conhecimento da opinião pública sobre problemas nas investigações policiais, entre os quais o Caso dos Irmãos Naves, em Minas Gerais, que foram mortos sob tortura, e o tempo provou que tratava-se de inocentes.

Quem não se lembra da Escola Base, de São Paulo? Os diretores foram acusados de pedofilia, a escola foi fechada, famílias foram destruídas, e depois se provou que a denúncia era falsa, motivada por vingança. Quantos e quantos exemplos se repetem pelos presídios e cadeias do Brasil? Quantos inocentes pagam sem culpa, cumprem pena sem dever, enquanto os verdadeiros criminosos estão em liberdade?

Esta reportagem mostra fatos que não foram divulgados pela imprensa, ou, se foram, não tiveram a repercussão da revolta e indignação popular com o Caso Guaratuba, quando sete pessoas foram presas e acusadas de assassinar uma criança em ritual de magia negra na cidade de Guaratuba.

O fato foi noticiado nos principais jornais e revistas do mundo, o que estimulou muita gente a manter a história como estava, apesar de - sabemos hoje - diversos problemas constatados durante as investigações, entre os quais falsificação de provas, confissões sob torturas, laudos técnicos suspeitos, ameaças de morte, entre outros, conforme o leitor ficará sabendo a partir da leitura desta reportagem.

Nossos entrevistados são profissionais liberais que gozam do maior respeito e consideração em nossa sociedade. Personalidades famosas, como os falecidos Arcebispo de Curitiba, Dom Pedro Fedalto, o general Ítalo Conti, o frei Miguel Botassin, entre outros, ergueram suas vozes pedindo justiça para os sete acusados, mas não foram ouvidos. O que teria acontecido?

Uma sucessão de erros, uma soma de interesses, o clamor popular diante do desaparecimento de crianças em nosso litoral, tudo isso foi o motor para que se cometesse no Paraná um dos maiores crimes da história deste país. Um crime onde famílias foram destruídas, pessoas morreram de tristeza e de sofrimento diante de uma injustiça sem igual. Torturaram pessoas de bem, para obter confissões, e condenaram pessoas inocentes a sofrimentos horríveis, manchando nossa história. Este é um silêncio de chumbo que não quer calar.

http://casoguaratuba.blogspot.com/2009/10/os-segredos-do-caso-guaratuba.html