sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Perita contratada pela defesa do casal Nardoni é ouvida em Salvador

Delma Gama chegou a passar mal e recebeu atendimento em fórum.
Depoimento nesta sexta-feira durou cerca de uma hora e meia.
O depoimento da perita Delma Gama, que faz parte da equipe do legista George Sanguinetti, contratado pela defesa do casal Nardoni, durou cerca de uma hora e meia na tarde desta sexta-feira (12) no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador. Ela deveria ter começado a falar ao juiz durante a manhã, mas a perita desmaiou logo ao chegar à 1ª Vara do Júri e foi levada para o posto de saúde do fórum.

Durante o depoimento, a perita repetiu seguidas vezes que não estava se sentindo bem e se limitou a responder algumas perguntas técnicas. A perita contesta o laudo oficial do Instituto de Criminalística de São Paulo que afirma que a menina Isabella Nardoni foi morta pelo casal em 29 de março deste ano, depois de ter sido jogada do 6º andar de um prédio na Zona Norte da capital paulista.

O juiz Cássio Miranda determinou que fosse feito um exame toxicológico na perita para saber se ela está dopada. Caso isso seja comprovado, o Ministério Público pode entrar com uma ação contra Delma porque ela teria dificultado o trabalho da Justiça.

O magistrado disse que o estado em que Delma Gama chegou ao fórum pode ser uma manobra da defesa de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá. Durante o depoimento, ele se mostrou impaciente com a perita e chamou a atenção dela mais de uma vez. A muitas perguntas, ela respondeu apenas “sim” ou “não”.

O advogado responsável pela defesa do casal, Marco Polo Levorin, disse que a perita não tinha condições de prestar depoimento e negou a manobra. “Ela não tem condições de prestar depoimento. Ela está toda costurada, cheia de hematomas. Ela nem consegue ler por causa dos pontos que têm na visão”, disse ao G1. De acordo com ele, a cirurgia da perita já estava agendada.

Audiências

No começo da semana, a perita teria batido em carro da polícia ao tentar escapar de exames determinados pela Justiça após não comparecer a audiências. Ela nega. Na terça-feira
(9), Delma Gama compareceu a uma delegacia em Salvador para explicar os motivos da suposta fuga na noite da segunda-feira (8) e o não comparecimento a duas audiências judiciais para depor sobre o caso Isabella.

Delma afirmou que se dirigia a uma clínica médica para refazer um curativo. Segundo ela, ao se submeter a uma perícia médica solicitada pelo juiz Cássio Miranda, um dos pontos de uma cirurgia estética arrebentou, provocando sangramento e dor. "Não tentei fugir nem estou me eximindo de depor. A maior interessada no depoimento sou eu", disse a perita, após ser ouvida pelo delegado Omar Andrade.

Delma chegou a ficar internada em uma clínica. Para faltar às duas audiências - no dia
21
de agosto e na segunda - ela justificou, por meio de atestados médicos, a necessidade de se recuperar de três cirurgias plásticas. O juiz Cássio Miranda determinou então que uma junta médica fosse até a casa dela para avaliá-la, para saber se Delma tinha condições de locomoção, o que ficou comprovado na avaliação.

Então, para não depor, a perita teria fugido de casa enquanto o laudo de sua avaliação era preenchido, chegando a bater em um carro de polícia.

Último depoimento
O depoimento dela é o último dentre os mais de
40 que ocorreram ao longo dessa fase do processo no Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo. Só depois do depoimento de Delma é que o juiz Maurício Fossen pode fazer a pronúncia do casal, momento em que Nardoni e Anna Carolina serão avisados de que irão a júri popular. A Justiça determinou que ela seja ouvida em Salvador porque Delma não mora em São Paulo.

O promotor responsável pelo caso, Francisco Cembranelli, que foi para Salvador acompanhar o interrogatório da perita, desabafou. “O tempo que demoramos em ouvir
48
testemunhas foi inferior ao tempo que estamos levando para ouvir esta testemunha. Então, este processo já deveria estar na fase final objetivando apresentar uma resposta rápida à sociedade brasileira”.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL758186-5605,00-PERITA+CONTRATADA+PELA+DEFESA+DO+CASAL+NARDONI+E+OUVIDA+EM+SALVADOR.html